Pesquisar
Close this search box.

Como saber se o falecido tinha Seguro de Vida? Tire todas suas dúvidas aqui!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

O segmento de Seguros de Vida cresceu 17,8% em 2022, segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Esses dados nos mostram que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em se proteger e àqueles que amam, entendendo o propósito do Seguro de Vida.

Porém, ainda há muito tabu em relação a esse tema, e muitas famílias acabam não tendo essas conversas que são difíceis, mas necessárias. E aí, quando alguém morre, pode surgir a dúvida: como saber se o falecido tinha Seguro de Vida?

Em um momento delicado como a morte de um familiar, o Seguro de Vida pode ser muito útil para amenizar os impactos financeiros e até mesmo emocionais, já que algumas seguradoras, como a Icatu, oferecem seguro funeral, ajudando os entes queridos num momento que geralmente já estão bem fragilizados. Por isso, é importante avisar aos familiares ao contratar um Seguro de Vida.

O que um beneficiário de Seguro de Vida deve saber?

Como mencionado, o Seguro de Vida visa proteger financeiramente, e até emocionalmente, os entes queridos da pessoa que o contratou em casos de falecimento.

Veja, a seguir, alguns pontos que os beneficiários de um Seguro de Vida precisam saber.

Quem são os beneficiários

Para começar, é preciso explicar que o beneficiário do Seguro de Vida é a pessoa, ou pessoas, indicada para receber a indenização caso algo ocorra com quem contratou o Seguro, ou seja, o segurado. Vale ressaltar que não é necessário existir parentesco entre eles.

Quem define quem serão os beneficiários é o contratante — e essa decisão é inquestionável, pois o Seguro de Vida não é considerado uma herança.

Isso quer dizer que os herdeiros legais do segurado só terão direito à indenização paga pelo Seguro se estiverem listados como beneficiários na apólice.

Quais são as coberturas do Seguro de Vida

Outra coisa que os beneficiários precisam saber é o que está coberto pelo Seguro de Vida. Muitos contratos têm uma assistência para custear o funeral, por exemplo. Portanto, conhecer o que foi contratado pode ajudar a família nesse momento tão delicado.

Além disso, o segurado pode ter contratado um Seguro que não cobria determinada causa de morte. Por exemplo: uma pessoa que contratou um Seguro de Vida com cobertura para morte acidental, mas faleceu de causas naturais. Nesse caso, os beneficiários não teriam direito à indenização.

Como estão os pagamentos do Seguro de Vida

Em relação ao pagamento das mensalidades, é muito importante que os beneficiários descubram se o pagamento do Seguro de Vida estava em dia.

Infelizmente, se o segurado estava inadimplente em seus pagamentos, é provável que não haja mais direito a receber indenizações.

É fundamental esclarecer que a seguradora notifica o segurado várias vezes sobre o atraso das parcelas antes de cancelar o contrato.

Como acionar o sinistro

Por fim, é preciso entender como funciona o Seguro de Vida em caso de sinistro, ou seja, a ocorrência de um evento coberto pelo Seguro.

Por exemplo, se o Seguro cobre morte acidental e o segurado veio a óbito nessas condições, existe um sinistro.

Nesse caso, os beneficiários devem entrar em contato com a seguradora e informar o falecimento. O atendimento da empresa orientará sobre os próximos passos, que incluem o envio de documentos que comprovem o fato, como o atestado de óbito do segurado.

A partir dessa comunicação e do envio de informações, o processo de pagamento da indenização é feito de forma rápida e muito segura. Na Icatu, o indicado é entrar na Central de Sinistro.

Como descobrir se o falecido tinha Seguro de Vida?

Normalmente, os principais beneficiários de um Seguro são os filhos e cônjuges do segurado. Então, é importante que esse assunto deixe de ser um tabu em casa, pois guardar essa informação em segredo não é indicado.

Assim, conversar sobre qual o melhor Seguro de Vida, identificar os beneficiários, ter algum tipo de auxílio-funeral, entre outras medidas, são passos que facilitam um pouco esses momentos delicados.

Uma dica de como saber se o falecido tinha Seguro de Vida é analisar com atenção os papéis pessoais que ele tinha guardado, procurando por uma cópia da proposta de contratação.

Caso não encontre nada, verifique a movimentação financeira da pessoa. Extratos bancários ou a fatura do cartão de crédito podem indicar o pagamento de um Seguro de Vida.

Se mesmo analisando os dados financeiros e os documentos deixados pelo falecido, não for possível encontrar nenhuma pista da existência do Seguro ou da seguradora, você pode buscar essas informações junto a entidades do setor.

Atualmente, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) se dispõe a pesquisar junto às suas empresas parceiras a existência de Seguro de Vida de uma pessoa.

Para isso, a entidade pede que os usuários enviem uma lista de documentos por e-mail. A lista está no site da CNseg.

É importante esclarecer que a entidade fará uma pesquisa entre as seguradoras associadas a ela. Caso o Seguro de Vida seja de uma empresa sem vínculo com a CNseg, ele não constará em relatório.

Dicas para um beneficiário de Seguro de Vida

Manter a documentação sempre em dia é essencial, e isso vale tanto para o segurado quanto para os beneficiários. Se perder algum documento, não demore para fazer a segunda via.

Tire suas dúvidas sobre a apólice com o corretor ou com o atendimento da seguradora. Em caso de gastos com o funeral, guarde recibos e notas fiscais para pedir o reembolso, caso o Seguro contratado dê direito a isso.

Lembre-se também de que o valor recebido em indenização deve ser declarado no Imposto de Renda.

Muitas pessoas se perguntam se Seguro de Vida tem carência. Essa informação pode variar de acordo com a solução contratada. Então, observe a apólice.

Agora que você entendeu como iniciar uma pesquisa para saber se o falecido tinha Seguro de Vida, deve ter ficado clara a necessidade de o segurado contar aos beneficiários sobre a contratação, não é mesmo?

O Seguro de Vida é uma solução que pode ajudar muito o segurado e os seus beneficiários a terem mais segurança financeira em momentos delicados. Conheça o Seguro de Vida da Icatu e entenda mais sobre essa proteção tão necessária!

5/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading