Pesquisar
Close this search box.

Fundo previdenciário: quais seus tipos e como são classificados?

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Um dos fatores que costumam afastar as pessoas do mundo dos investimentos é não entender o produto no qual o dinheiro será investido e de onde virão os seus rendimentos.

Talvez seja por isso que tanta gente tem dúvidas sobre fundos previdenciários que podem, entre outras coisas, ajudar as pessoas a terem uma aposentadoria mais confortável.

Então, se você quer entender mais sobre o assunto, continue lendo e confira!

O que é fundo previdenciário?

Fundo previdenciário é uma opção de investimento geralmente indicada para quem está planejando o futuro. Ele pode ser usado, por exemplo, para complementar o valor da aposentadoria do INSS ou para realizar planos de médio prazo, como pagar a faculdade dos filhos.

Nesse caso, a pessoa vai aplicar o seu dinheiro junto com outras pessoas no fundo previdenciário. A gestão do fundo é realizada por uma empresa chamada de gestora de recursos de terceiros (comumente conhecida como “Asset”), que é responsável por escolher em quais ativos o dinheiro será aplicado, como de renda fixa ou renda variável, por exemplo.

Durante o período em que a pessoa deixar o dinheiro aplicado no fundo, esse valor será rentabilizado conforme a variação dos ativos da carteira do fundo. A expectativa é que, ao solicitar o resgate do investimento, a pessoa receba o valor aplicado acrescido do rendimento que a sua aplicação no fundo teve durante o período que ficou investido.

Quais são os tipos de fundos de previdência?

De modo geral, o que diferencia os fundos de previdência são os tipos de ativos em que o capital será investido. Conheça as principais categorias a seguir.

Renda Fixa

Aqui, o dinheiro dos investidores será aplicado em produtos de renda fixa. De modo geral, eles oferecem menos riscos, porém, também podem oferecer menos lucro.

Um exemplo de renda fixa são os títulos públicos. Porém, os fundos de renda fixa também podem investir em ativos de crédito privado, que são semelhantes aos títulos públicos, só que, nesse caso, são emitidos por empresas privadas.

Um fundo previdenciário que investe em renda fixa não pode fazer aportes em ativos de renda variável, como em ações de empresas, por exemplo.

Multimercados

O fundo previdenciário multimercados investe tanto em renda fixa quanto em renda variável. Sua principal característica é ter a capacidade de poder aderir a diversas estratégias ou diferentes tipos de alocação de ativos.

Ou seja, não há compromisso de se concentrar em nenhum ativo específico. Tudo vai depender da estratégia usada pelo gestor, que usa fatores como mudanças políticas e econômicas para tomar suas decisões.

Os fundos multimercados são classificados de acordo com suas características principais, e podem ser:

  • Dinâmicos: buscam retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos e não se comprometem com um “mix” predeterminado;
  • Balanceados: buscam retorno em longo prazo e seguem uma estratégia pré-determinada de aplicação dos recursos disponíveis, incluindo a previsão de rebalanceamento das aplicações, de acordo com as circunstâncias;
  • Macro: nesta modalidade, os gestores fazem análises e projeções de como os principais indicadores econômicos vão se comportar em médio e longo prazo e, a partir disso, definem quais investimentos serão feitos, combinando diversos ativos;
  • Long and Short (Equity Hedge): opera ativos de renda variável, principalmente ações, atuando ao mesmo tempo na compra e na venda de papéis (posições compradas e vendidas). Desse modo, é possível lucrar quando o mercado apresenta um movimento tanto de alta quanto de queda;
  • Juros e Moedas: busca um retorno em longo prazo com ativos de renda fixa com risco de juros, de índice de preço e de moeda estrangeira. As opções de rendas variáveis, como as ações, não são exploradas.

Ações

Neste caso, no mínimo 67% do capital investido precisa estar em ações. Esse tipo de fundo previdenciário não é ofertado a pessoas físicas, mas a outros fundos.

Data-Alvo

Aqui, a carteira dos fundos vai se tornando mais conservadora à medida que a data-alvo se aproxima, sem a necessidade de o cliente ter que fazer esse rebalanceamento. Para tal, a gestora do fundo pode investir tanto em renda fixa quanto em renda variável.

Todas essas opções podem te ajudar durante o planejamento previdenciário. Mas, para isso, você precisa conhecer o seu perfil de investidor.

Fundos de previdência e perfil de investidor

O perfil de investidor é o resultado de um teste comportamental. Ele é fundamental para que uma pessoa faça investimentos e é exigido por bancos, corretoras, entre outras empresas financeiras por determinação do Banco Central.

Existem três perfis de investidores: conservador, moderado e agressivo.

Uma pessoa com perfil conservador deseja mais segurança e menos riscos, mesmo que o retorno seja menor. Nesse caso, um fundo de previdência de renda fixa pode deixá-la mais tranquila.

Já as pessoas de perfil moderado aceitam assumir certo risco, mas não são tão arrojadas quanto as de perfil agressivo. Uma boa opção aqui são os fundos de previdência balanceados.

Por fim, uma pessoa com perfil agressivo está disposta a correr riscos, pois almeja sempre o maior retorno possível. Ela pode se interessar por fundos multimercados, de ações e data-alvo que apliquem capital em empresas e moedas com alta volatilidade.

Vale ressaltar que o perfil de investidor de uma pessoa pode mudar de acordo com os objetivos, o momento de vida da pessoa, entre outros fatores. Por isso, esse teste deve ser repetido de tempos em tempos.

Como investir na previdência privada envolve um planejamento, é necessário saber o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros em curto, médio e longo prazo. Afinal, o melhor fundo de previdência privada é aquele que atende aos seus objetivos de vida!

Além disso, é importante buscar por fundos que sejam administrados por gestoras ou seguradoras confiáveis e experientes, como é o caso da Icatu. Somos especialistas em previdência privada e a nossa equipe está pronta para tirar todas as suas dúvidas. 

Confira as nossas opções de fundos previdenciários e encontre o tipo de investimento mais alinhado ao seu perfil e objetivo.

5/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading