Pesquisar
Close this search box.
Homem pesquisando sobre os benefícios do seguro de vida

Seguro de Vida Individual: por que contratar um? Confira!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice


O principal objetivo de um indivíduo que contrata um seguro de vida individual é ter uma garantia financeira que mantenha a família caso este venha a falecer ou que mantenha o próprio segurado em caso de invalidez.

Se você já parou para pensar em quanto o seu salário é decisivo para o dia a dia da sua família, sabe como é importante fazer um planejamento financeiro familiar. Os seguros de vida garantem os recursos necessários para a reestruturação financeira de sua família em caso de falecimento, doença ou invalidez.

Agora que você já sabe o principal motivo para se contratar um seguro de vida individual, confira também quais são as necessidades básicas supridas por ele:

Necessidades básicas supridas pelo seguro de vida individual

Já percebeu o quanto é difícil estipular qual o valor exato do capital segurado ao contratar um seguro de vida individual ou familiar ? Isso acontece porque, ao contrário do seguro de bens, a vida humana não pode ser avaliada monetariamente

Ou seja, ninguém pode determinar o valor monetário de uma vida. Assim, mesmo envolvendo uma indenização elevada, os seguros de vida  não têm caráter indenizatório, isso quer dizer que, não têm o propósito de repor ou repassar um prejuízo. Desta forma, é possível que um cliente contrate mais de um seguro em diversas seguradoras.

Ora, se a vida humana não pode ser avaliada monetariamente, qual a melhor forma de cálculo de um seguro para um futuro cliente? R$ 100 mil é um bom capital segurado?

Embora haja uma grande dificuldade em mensurar esse valor, uma forma é primeiramente identificar quais necessidades básicas o seguro deverá suprir em caso de morte ou invalidez. Confira algumas:

Despesas Médicas

Podem existir  despesas médico-hospitalares com o próprio segurado antes de falecer ou ficar inválido, além da necessidade de assistência médica aos dependentes (cônjuge, filhos, pais), que precisam ser pensadas. Um de seus dependentes realiza algum tratamento específico, além de possuir um custeio regular com o seguro de saúde? Todas essas questões devem ser levadas em conta, pois tratamentos médicos não costumam ser acessíveis a todos e podem acabar com o seu orçamento e planejamento.

Despesas com o funeral

O momento do funeral mostra-se difícil pela própria situação vivenciada pela família e ainda, existem uma série de gastos relevantes no evento. Então,  possuir algum tipo de assistência que cubra esses gastos é fundamental para lidar melhor com os trâmites burocráticos que ocorrem com um funeral.

Dívidas

Outro dos motivos para contratar um seguro de vida individual é a existência de planos que cobrem dívidas quando o segurado falece. Aqui é importante  considerar os empréstimos realizados para comprar uma  casa própria ou para o carro da família, por exemplo. Além disso, os gastos financiados com cartão de crédito para viagens e compras de alto valor também devem ser levados em conta.

Custo de vida dos herdeiros

Nesse item, é relevante pensar em alimentação, despesas com educação, transporte, lazer e outros diversos aspectos que englobam o custo de vida.

Reserva para emergências

Existem situações que ocorrem e dificilmente pensamos nelas, como por exemplo, uma obra que surge de forma repentina em casa.

Após uma análise mais apurada dessas necessidades, é relevante calcular o valor preciso (Capital segurado) para cobrir as necessidades básicas, caso haja a ocorrência do sinistro. Como é feito esse cálculo? Veja no infográfico abaixo:

Agora que você conheceu algumas das necessidades básicas que podem ser supridas por um seguro de vida individual, que tal ver quais são as principais coberturas? Acompanhe!

Confira tudo sobre Seguro de Vida

Principais coberturas do seguro de vida individual

Para cobrir eventos que gerem riscos, é necessário definir o tipo de cobertura mais adequada para o que se pretende proteger. Veremos, a seguir, a descrição das coberturas mais expressivas para um seguro de vida individual.

Morte

A cobertura de morte garante, aos beneficiários, o pagamento de 100% do capital segurado, em caso de morte, decorrente de causas naturais ou acidentais, do segurado titular.

Morte Acidental (MA) ou Indenização Especial por Acidente (IEA)

A cobertura por MA ou IEA  certifica, aos beneficiários, uma indenização adicional à cobertura de morte, correspondente a um percentual do capital segurado, em caso de falecimento do segurado titular por motivo de acidente pessoal coberto.

Indenização por Invalidez Permanente, Total ou Parcial, por Acidente (IPA)

Já a indenização por invalidez permanente, total ou parcial, por acidente garante , ao segurado titular, uma indenização de um percentual do capital segurado, proporcional ao grau de invalidez, em caso de perda, redução ou impotência funcional definitiva – total ou parcial – de um membro ou órgão, em virtude de lesão física causada por acidente, conforme tabela anexa às Condições Especiais da cobertura.

Indenização Especial de Invalidez por Doença (IED)

A indenização especial de invalidez por doença permite o pagamento do capital segurado nos casos em que há perda da existência independente do segurado e que inviabilize de forma total e definitiva o pleno exercício de suas relações autonômicas.

Demais coberturas e assistências possíveis

Mantenha a sua segurança, de sua família e das finanças com um seguro de vida individual.

Além das principais coberturas básicas que um seguro de vida individual oferece, como por exemplo, morte, invalidez e doenças graves, os planos podem cobrir mais eventos e oferecer serviços e assistências, caso o segurado quiser contratar.

 Demais coberturas:

  • Diária por Incapacidade Temporária;
  • Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas;
  • Diária por Internação Hospitalar;
  • Cobertura de Doenças Graves;
  • Seguro Viagem;
  • Inclusão de filhos e cônjuge.

Assistências:

  • Assistências Domiciliar;
  • Seguro Viagem;
  • Desconto Farmácia;
  • Sorteios.

Todas essas coberturas e assistências garantem que o seu plano de seguro de vida individual seja ideal, segundo as necessidades que você e sua família possuem no dia a dia.

Assista o vídeo abaixo e veja a importância do seguro de vida!

Gostou desse artigo sobre seguro de vida individual? Então, clique no banner abaixo e faça uma cotação conosco!

Artigos que você pode querer ler:

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading