Pesquisar
Close this search box.

Problemas financeiros: confira 4 dicas para resolvê-los!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Uma das coisas que podem afetar – e muito – a nossa saúde mental e física são os problemas financeiros. Eles tiram o sono e com razão, já que acabam virando uma grande “bola de neve” e, muitas vezes, não sabemos nem por onde começar.

Como essa situação aflige milhões de pessoas, vamos dar algumas dicas, neste artigo, de como resolver os problemas financeiros, a fim de que eles não afetem a saúde. Acompanhe, a seguir!

Como os problemas financeiros podem afetar a sua saúde

Os transtornos de ansiedade são, atualmente, algumas das doenças mais comuns da sociedade.

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, mostra que o número de pessoas afetadas pelo problema, em todo o planeta, aumentou 14,9%, entre 2005 e 2015. Só no Brasil, 9,3% da população padece do distúrbio – essa é a porcentagem mais alta do mundo.

As causas da enfermidade são diversas. Especialistas acreditam que estresse, medos, tensões e preocupações, em geral, como trabalho e problemas  financeiros, estejam entre os principais fatores. 

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), juntamente com a  Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também em 2017, corrobora com o que falamos anteriormente, já que  revelou que 69% dos inadimplentes sofrem de ansiedade.

Quem já passou por qualquer dificuldade financeira sabe que a situação é um gatilho para os que sofrem do transtorno. As circunstâncias nem sempre têm como ser evitadas, mas podem ser atenuadas com um bom planejamento. Por isso, confira, abaixo, 4 dicas para resolver de vez os problemas financeiros.

4 dicas para resolver os problemas financeiros!

mulher pesquisando sobre problemas financeiros

Organizar as finanças e fazer investimentos de acordo com o seu perfil podem colaborar a evitar problemas financeiros!

 

 

Como já vimos, os problemas financeiros podem prejudicar, diretamente, a saúde física e mental de uma pessoa, por conta disso, temos que tomar algumas atitudes para resolver esses problemas, acompanhe, a seguir, 4 dicas em prol disso.

1. Desenvolva o autocontrole

Aprender a conter os impulsos é bem difícil, principalmente no início, mas isso é essencial para dar um fim nos problemas financeiros. 

Desenvolver controle é uma habilidade necessária para diversas áreas da vida, não só para a financeira. Pode ser útil para evitar comer demais, brigar desnecessariamente e, claro, gastar dinheiro de forma excessiva.

Quando se está passando por problemas financeiros ou por algum endividamento, essa capacidade ainda pode ajudá-lo a resgatar a tranquilidade e a evitar que a ansiedade se estabeleça de vez. Caso manter o controle não seja o seu forte, a seguir, vamos dar algumas dicas de como melhorar essa parte.

  • Evite gastos supérfluos. Até o cafezinho da hora do almoço pode pesar no final do mês. Além de compras desnecessárias, procure comer em casa e priorizar as despesas mais importantes;

     

     

  • Evite usar o cartão de crédito e o cheque especial. Em caso de atrasos, os juros de ambos são altíssimos, o que poderá complicar, ainda mais, os seus problemas financeiros;

     

     

  • Evite compras parceladas, prefira sempre as à vista, especialmente, quando a prestação for mais alta;

     

     

  • Evite pegar empréstimos e financiamentos de longo prazo;

     

     

Ao desenvolver o autocontrole financeiro, a culpa por gastar demais diminui e, consequentemente, a ansiedade também pode melhorar.

2. Organize as suas finanças

Organizar-se financeiramente também pode ajudar muito a manter o controle de gastos. É um efeito psicológico. Toda vez que a pessoa coloca a despesa em uma planilha ou aplicativo, parece que uma luz vermelha liga dentro da gente. Não surge mais dinheiro na conta, mas a atenção aos gastos melhora muito. Torna-se mais fácil evitar os despesas supérfluas.

Para uma efetiva organização financeira, contudo, vale a pena contar com a colaboração de toda a família, principalmente, durante um momento de crise. Quando o controle das despesas é coletivo, o peso sobre as costas também é compartilhado e isso ajuda a controlar a ansiedade. Com carinho e compreensão, tudo tende a melhorar.

3. Poupe 

O ideal é já ter uma reserva financeira para ajudá-lo a passar pela crise. Uma vez, entretanto, que não se tenha, deve-se guardar uma parte do dinheiro que entrar para enfrentá-la. Na hipótese de haver dívidas, após saná-las, mantenha o controle e a organização para começar a poupar e a investir.

Somente dessa forma, a pessoa vai estar devidamente preparada para encarar um novo de período de instabilidade – e a vida tem muitos. A ansiedade até terá chance de voltar, pois é uma reação natural do ser-humano, mas com certeza irá embora bem mais rápido do que das outras vezes.

4. Invista

Diversos investimentos podem ser feitos atualmente. Para escolher qual é o mais ideal para você, é relevante descobrir qual é o seu perfil de investidor, Você pode descobrir aqui!

Alguns dos investimentos mais comuns entre os brasileiros são aqueles cujos riscos são menores e, consequentemente, são mais a longo prazo. Entende-se, então, que quanto maior o tempo de investimento, menor o risco e maior o valor do retorno. 

Se esse perfil de investimento combina com você, a Previdência Privada pode ser a aplicação mais ideal para a sua realidade!

Além disso, se quiser falar com um de nossos consultores para saber mais sobre esse tipo de aplicação, entre em contato conosco!

Esperamos que essas 4 dicas tenham colaborado para que você evite problemas financeiros e que isso, consequentemente, te ajuda a manter uma mente mais saudável e sem tantas preocupações!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading