Pesquisar
Close this search box.
Rua de uma grande cidade, lotada de carros e pedestres.

Violência urbana: um seguro de vida e uma previdência privada podem ajudar?

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

A alta taxa de homicídios no Brasil não é novidade para ninguém, principalmente pelos índices de violência urbana. Em 2016, o país quebrou seu próprio recorde com mais de 62 mil mortes violentas, de acordo com o Atlas da Violência, realizado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Fonte: Atlas da violência/Ipea. Infográfico: Sarah Azoubel

No ano de 2018, as estatísticas não foram muito melhores. O Monitor da Violência, em parceria com o G1, mostra que, de janeiro a maio, já morreram cerca de 21 mil pessoas, sem contar os dados da Bahia, do Ceará e do Rio de Janeiro, que não foram apresentados.

Enquanto a realidade não muda, só resta ao brasileiro tentar se prevenir da violência urbana. Mas, como? É possível contratar algum seguro para garantir o mínimo de segurança? E, se for, devo escolher qual entre seguro de vida e previdência privada?

Nesse artigo, respondemos todas essas perguntas. Confira abaixo!

Violência urbana: qual a melhor forma de proteção?

Para evitar situações de risco, existem diversos tipos de boas práticas. Por exemplo, é comum evitar lugares conhecidos como perigosos, não reagir a assaltos, não atender o celular na rua, não diminuir a velocidade do carro antes de parar no sinal, entre inúmeras outras táticas. 

No entanto, mesmo assim,algumas tragédias acontecem e são as famílias que arcam com a dor e os efeitos colaterais da perda de um ente querido.

Além dos problemas psicológicos resultantes do luto, os parentes ainda precisam enfrentar outro drama para além da violência urbana: o dano financeiro. Infelizmente casos assim acontecem todos os dias: uma pessoa volta do trabalho e é assaltada, reage por impulso, é atacada e vem a óbito.

Imagine que nesse cenário o cônjuge, então, se vê obrigado a custear sozinho as principais contas: financiamentos da casa e do carro e a escola particular das crianças.

Sem ter como assumir tudo, ele se vê obrigado a vender o automóvel e o apartamento para comprar um menor e a trocar os filhos da escola. A situação pode se tornar crítica. É necessário, contudo, uma família passar por todo esse calvário após perder uma pessoa amada? Não.

Do mesmo modo que existem maneiras de tentar evitar a violência, também há formas de se prevenir contra o rombo financeiro depois de uma tragédia promovida pela violência urbana

Seguro de vida e Previdência Privada: qual é o melhor nesses casos?

Homem preocupado
A violência urbana pode causar diversos tipos de traumas, em especial, os traumas financeiros

Visando a segurança e proteção da família, a contratação de um seguro de vida ou de um plano de previdência privada podem ser super bem-vindos.

Saiba, agora, as principais vantagens do seguro de vida e previdência privada nos casos de violência urbana:

Seguro de vida em casos de violência urbana

O seguro de vida, de uma forma geral, é voltado para a proteção própria e também de seus beneficiários caso a geração de renda cesse devido a algum acontecimento. Dessa forma, um seguro pode amenizar diversas mudanças no cotidiano das pessoas em decorrência de uma fatalidade, como a violência urbana.

Com a escolha de um seguro de vida adequado, a família possui cobertura de assistência funeral e capital para fazer a sucessão patrimonial, já que o inventário leva muito tempo e tem um custo elevado. Além desse custo, ainda há os gastos de taxas de cartório e de advogados, que são altíssimos.

Com o capital segurado, ainda, é possível pagar as despesas mais urgentes da casa, como as contas básicas e a educação dos filhos, que sempre costuma ser cara.

Previdência privada em casos de violência urbana

O principal foco da previdência privada é o acúmulo de recursos a longo prazo para que o contratante tenha uma renda extra durante a aposentadoria ou quando precisar. Nesses casos, contribuir com uma previdência pode colaborar com momentos difíceis em que as pessoas necessitam de amparo financeiro.

Assim,resgatar um plano de previdência privada é outra boa alternativa para dar mais um reforço financeiro em casos de violência urbana. Já que, com um recurso financeiro adequado, é possível ter mais tranquilidade em períodos difíceis.

Para que o seguro de vida e a previdência privada realmente ajudem na hora da emergência, no entanto, é preciso fazer um cálculo de todas as despesas domésticas mais os valores já citados da transmissão de bens.

Por isso, recomenda-se paciência e que se reserve um tempo livre para fazer esse cálculo. 

Lembre-se: manter sua família amparada diante de uma realidade que, por vezes, pode ser difícil, pode ser o grande segredo para viver bem.

Se você se interessou pela contratação de um seguro de vida ou previdência privada, consulte um de nossos especialista! Ou clique nos banners abaixo.

Além disso, leia também sobre como funciona a renda vitalícia na previdência privada.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading