Pesquisar
Close this search box.

Como está o planejamento do seu futuro financeiro?

Tempo de leitura: 5 minutos

Índice

Ter um planejamento é essencial para atingir os seus objetivos de vida. Os objetivos financeiros, por exemplo, podem te ajudar a realizar os seus sonhos. Por isso, vamos dar algumas dicas de como planejar suas finanças e sua vida, no geral.

A organização financeira é fundamental nos momentos imprevistos, como uma doença, um acidente, a perda de um emprego ou, simplesmente, uma mudança de cidade.

Quem tem uma boa gestão financeira consegue lidar melhor com o inesperado, mesmo sem tantos recursos. Para aqueles que conseguem manter sua trajetória dentro da prevista, um planejamento costuma ter efeitos melhores ainda e assegurar uma aposentadoria mais feliz e confortável. 

Por isso, a seguir, vamos mostrar alguns passos de como planejar o futuro financeiro para que ele seja mais tranquilo. Acompanhe!

Conheça os 4 passos iniciais para o futuro financeiro!

Antes de falar sobre finanças, vamos falar em planejamento, no geral, confira abaixo 4 dicas de como se planejar de uma forma eficiente para o futuro financeiro.

1- Defina as suas metas

Quando pensamos em planejamento pessoal ou em como planejar o futuro, a dica que não pode faltar é a definição de metas e objetivos. 

Uma sugestão, para que essas metas fiquem mais fáceis de serem visualizadas, é escrever em um papel tudo o que você gostaria de realizar em um período de tempo. Aqui valem metas bimestrais, trimestrais, semestrais ou até anuais, o que fizer mais sentido, de acordo com os seus objetivos.

É importante ressaltar que essas metas acima são de curto prazo, é essencial pensarmos, também, em metas e objetivos de longo prazo, ou seja, como você deseja estar daqui a 5 ou 10 anos, por exemplo.

Como definir metas pessoais?

Definir metas, pode parecer uma coisa meio difícil, porém, é bem simples!

Você precisa pensar o que quer para daqui alguns meses, por exemplo, e quais atitudes precisará tomar para conseguir concluir essa meta. Além disso, é indicado estabelecer algumas datas, para que você tenha uma motivação.

2- Se organize

Quem está focado em como planejar o futuro, precisa, também, de uma ótima organização, pois, sem ela, é quase impossível concluir as metas e chegar onde se deseja.

As ferramentas mais utilizadas para a organização pessoal são: agendas, planner, aplicativos organizacionais, como por exemplo, Evernote, Onenote, Any.do, Google Agenda, etc.

Existem, também, diversos métodos para aumentar a produtividade e otimizar o seu tempo, como por exemplo, técnicas de gerenciamento do tempo (Técnica de Pomodoro e Método Ivy Lee). 

Quando você conseguir organizar a sua rotina, terá tempo de sobra para pensar no futuro e ainda descansar!

3- Veja quais são os recursos disponíveis

Quando pensamos em como planejar o futuro, é essencial ver qual é a nossa realidade atual. Identifique habilidades e competências que podem ser úteis na hora de realizar os seus objetivos. Além dessas habilidades, é importante mapear os recursos materiais também.

Nessa dica, o que vale mesmo é encontrar formas criativas de aplicar o que você tem e sabe fazer em prol de realizar suas metas.

4- Mantenha o foco

Essa última dica é uma das mais importantes, já que para atingir os seus objetivos você não pode desviar do “caminho traçado”, que é onde a maioria das pessoas falham. Não adianta nada definir as metas e esquecê-las!

A realização de metas depende muito mais do seu comprometimento do que de qualquer outra coisa, se você estiver focado em realizá-las é muito provável que irá conseguir. Por isso, evite distrações!

Confira um resumo de como planejar o futuro da melhor maneira:

A importância de planejar o futuro financeiro

Muito além de evitar dívidas e controlar gastos a curto prazo, o planejamento do futuro financeiro é fundamental para o futuro de qualquer pessoa, pois ajudará na realização de metas e sonhos.

No Brasil, cerca de 50% da população gasta mais do que ganha, prejudicando o controle de gastos a curto prazo, mas também afetando seu futuro financeiro.

Imagine aquela viagem dos sonhos, eternizando esse momento com seus familiares. Um momento como esse exige muita organização financeira, com um bom planejamento a médio prazo para que você possa guardar dinheiro suficiente para essa viagem.

Além disso, planejar o futuro financeiro pode garantir o futuro de outras pessoas, como no momento de pagar a faculdade dos filhos ou até mesmo aplicando um dinheiro em uma oportunidade de negócio.

Agora que já sabe a importância de planejar e organizar suas finanças, veja também como planejar o seu futuro financeiro!

Como planejar o futuro financeiro?

Diante das inúmeras dúvidas que esse tema pode gerar, indicamos, abaixo, algumas dicas para que você possa otimizar a sua organização financeira,  entender se ela está ou não defasada, e ainda, aprender como planejar o futuro financeiro.

1- Fazer contas

Saber o quanto se está gastando e onde,  é muito importante para o controle do orçamento doméstico. Anote todas as despesas e receitas. Mesmo não sendo possível cortar gastos, ter uma ideia da movimentação da conta ajuda a criar uma consciência financeira.

Baixe aqui: planilha de orçamento financeiro.

Mas, lembre-se: se seu padrão de vida mudar (para melhor ou pior), você precisará rever a forma como faz as contas de sua casa!

2- Economizar

Depois de se ter uma noção real do orçamento, o ideal é guardar, ao menos, 10% do salário, por mês. Recomenda-se separar o dinheiro na hora em que se recebe e considerar apenas a quantia restante como salário líquido. Dessa forma, torna-se mais fácil adquirir disciplina para economizar.

Se você já faz esse procedimento, significa que está em um bom caminho e relativamente seguro.

3- Planeje-se também a longo prazo

A maioria de nós costuma ter uma ideia do que deseja a longo prazo. Mas e o que precisamos? Quando pensamos em como planejar o futuro financeiro, alguns idealizam a casa própria ou a abertura de uma empresa. Outros só querem pagar as contas em dia. Existem, contudo, alguns itens não listados na categoria “sonho” que deveriam ser considerados no momento de organizar o futuro, entre elas, a aposentadoria.

Para conseguir um futuro estável financeiramente, é preciso começar um planejamento o mais cedo possível, acompanhe abaixo uma alternativa de como planejar o futuro e chegar na aposentadoria preparado.

4- Fazer investimentos

Uma dica fundamental para quem quer aprender como planejar o futuro das finanças, é realizar diversos investimentos. Com o montante que você irá receber, poderá fazer uma reserva financeira e realizar os seus sonhos.

Existem diversos tipos de investimentos, para saber qual é a melhor maneira de fazer um investimento, clique aqui!

Se você já pensou sobre todos os itens, parabéns. Não são todas as pessoas que são tão organizadas assim. Agora, se nunca tinha refletido a respeito dessas questões ou não havia considerado situações tão à frente, pode ser a hora de começar a estudar o assunto. 

A Previdência Social é a melhor opção para o futuro financeiro?

Uma parcela de pessoas acredita que contribuir para o INSS é “o suficiente”. O rombo na Previdência Social, as mudanças constantes das regras e o teto máximo do benefício, no entanto, não asseguram que esse dinheiro vá conseguir manter um padrão de vida confortável e tranquilo na terceira idade. Principalmente, porque é depois dos 60 anos em que as despesas de saúde aumentam e o ritmo de trabalho diminui. 

Por isso, parte do dinheiro economizado deve ser investido a longo prazo, pensando no futuro, que, talvez, seja bem instável. Uma opção, nesse sentido, pode ser a previdência privada. Dependendo do plano, é possível ter até mesmo benefícios fiscais, que chegam a 12% da renda bruta anual, durante o tempo de contribuição. 

Gostou de aprender como planejar sua vida e futuro financeiro? Leia também: Quanto é necessário guardar para a educação dos filhos?

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading